quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Olha o limite em que estamos!

Passeando pelo facebook, encontrei uma publicação da página da revista Gloss e quis, com certeza, toda certeza compartilhar e registrar aqui. Vamos a ela:


Olha que legal este texto de Carlos Drummond de Andrade sobre o quadro "As Três Graças", de Peter Paul Rubens - famosa pintura renascentista que mostra três mulheres de costas e com... celulites!

"Um doutor em estética do corpo, ao visitar o Museu do Prado, em Madri, achou que as Três Graças, na tela de Rubens, sofriam de celulite, mais acentuada na Graça do centro.
Procurou o diretor do museu e sugeriu-lhe que o quadro fosse submetido a tratamento especial, de modo a ajustar os nus femininos aos cânones de beleza e higidez que hoje cultuamos.
O diretor ouviu-o polidamente e respondeu que nada havia a fazer, pois as obras-primas do passado são intocáveis, salvo quando acidente ou atentado tornam imperativa a restauração. Além do mais, pode ser que no século XVII o que hoje chamamos de celulite fosse uma graça suplementar.
À noite, o esteta inconformado tentou penetrar no museu, foi impedido e preso. Interrogado, explicou que queria raptar o quadro e confiá-lo a famoso especialista em cirurgia plástica, pois o caso não era de restauração nem de regime alimentar. Seria a primeira vez em que uma obra de arte receberia tratamento médico especializado, feito o qual tornaria ao museu.
O homem foi mandado embora, com a advertência de que sua presença não seria mais tolerada em museus espanhóis. E aconselhado a frequentar assiduamente as praias, para se habituar às imperfeições do corpo humano, que formam a perfeição relativa."
Carlos Drummond de Andrade (Contos Plausíveis, página 49, reedição de 2012, da Companhia das Letras)



Interessante não é mesmo? Eu achei muito TOP ! (risos)

Mas se agente prestar atenção nas obras de arte medievais ou do Renascimento, vamos perceber que as modelos são todas gordinhas.  Esta era o padrão de beleza da época, ser gordinha representava status, representava posição social. SIMPLESMENTE PORQUE QUEM ERA GORDO TINHA FARTURA DE COMIDA>>DINHEIRO!!! 
Logo, gordura era sinônimo de beleza, elegância e superioridade. ( Parece que reverteu-se o conceito né não?)
Foi somente a partir do seculo XX que a tecnologia agrícola  aliada a outras, tornou fácil o cultivo de alimentos, fazendo pela primeira vez, desde que o mundo é mundo, com que houvesse fartura e a busca por comida  deixasse de ser problema prioritário.

Agora vejam só,
O "belo" está sempre relacionado ao corpo feminino. Nós somos cobradas pelos nossos hábitos. E eles?
Sempre ofuscados pela beleza feminina. E beneficiados por isso.
O sinônimo de bonita já foi:
  •  Ser gordinha, a la Monalisa>>>Rechonchudas e com celulites e tudo mais,
  •  Passou a loira do Tcham>>>Pouca barriga, glúteos fartos e cochas grossas,
  • Passou à modelo Gisele Bundchen>>>Supermagra, esquelética e altas,
  • E agora, são às estilo Panicats>>>Malhadas, saradas, com braços e pernas musculosas!
Nossa, cada vez piora mais, seria mais cômodo viver no séc XVII.  "As Três Graças" de Rúbens, nos dias atuais estariam mais para "As Três Desgraças". 
FATO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário