quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O monstro

Vamos lá, vou começar enfrentando o monstro que me atormenta a anos: O TOC. Maldito TOC.


Eu não me envergonho de falar que tenho, não mesmo, eu não tenho culpa, aliás ninguém tem. Acho que o esclarecimento é o ponto principal para tentar superar. Tanto pra quem tem o problema, quanto pra quem convive com o "doente".
Não escondo, porém não me acomodo, não aceito e não quero ficar repetindo coisas pra sempre, mas tento deixar claro, até insisto pra que as pessoas pesquisem e se informem, pois eu sofri muito até descobrir o meu problema. Eu não sabia o que era e cheguei a pensar que estava ficando maluca. Sério, achei que meu fim seria na EGO.(clinica) Rsrsrs Exagerada!
Não sei o que eu fiz, nem em que momento minha mãe percebeu. Sei que de repente meu mundo virou de cabeça pra baixo e eu me vi perdida com 13 anos de idade e um estereótipo ridículo.
Fui a psicólogos e psiquiatras(contra minha vontade), comecei tratamento com remédios mas não pude continuar o tratamento pois eu ficava 3 x pior a cada comprimido.
Toc's que eu já tive? Nossa Senhora, muitos....Tem uns que até rio quando lembro, mas foram todos reais.

Pequei na Net uma definição do Dr. Dráuzio Varella, vamos ver:


"TOC, ou transtorno obsessivo-compulsivo, é um distúrbio psiquiátrico de ansiedade descrito no “Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais” da Associação de Psiquiatria Americana, que se caracteriza pela presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões.Entende-se por obsessão pensamentos, idéias e imagens que invadem a pessoa insistentemente, sem que ela queira. Como um disco riscado que se põe a repetir sempre o mesmo ponto da gravação, eles ficam patinando dentro da cabeça e o único jeito para livrar-se deles por algum tempo é realizar o ritual próprio da compulsão, seguindo regras e etapas rígidas e pré-estabelecidas que ajudam a aliviar a ansiedade. Alguns portadores dessa desordem acham que, se não agirem assim, algo terrível pode acontecer-lhes. No entanto, a ocorrência dos pensamentos obsessivos tende a agravar-se à medida que são realizados os rituais e pode transformar-se num obstáculo não só para a rotina diária da pessoa como para a vida da família inteira."
É realmente complexo e difícil de, uma pessoa que não tem o problema, entender. Mas eu vou ser direta e objetiva: Você fica com um pensamento fixo na cabeça. Geralmente coisas ruins.
Não tem nada a ver com religião e nem com o capeta como muios pensam( Tem que benzer essa menina!) Santa ignorância, se fosse isso eu já tinha ficado boa!


A explicação do Dr. Drauzio Varella:
"As causas do TOC não estão bem esclarecidas. Certamente, trata-se de um problema multifatorial. Estudos sugerem a existência de alterações na comunicação entre determinadas zonas cerebrais que utilizam a serotonina. Fatores psicológicos e histórico familiar também estão entre as possíveis causas desse distúrbio de ansiedade."

Já pesquisei muito, as definições são sempre as mesmas. 

A solução definitiva? Uma cirurgia, que instala um aparelhinho que libera pequenos choques no cérebro. 
O preço? melhor nem falar!!!!



Bom gente é isso, quem tiver curiosidade faça pesquisas no google, tem muitas informações em sites confiáveis hoje em dia. E lembrem que não se deve estereotipar nem julgar as pessoas, você pode estar contribuindo para a sua piora!!!!!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário